BEM VINDO A EMYLUZ BLOGSPOT!

BEM-AVENTURADO O HOMEM QUE ACHA SABEDORIA, E O HOMEM QUE ADQUIRE CONHECIMENTO

(Provérbio 3,13).

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

15 DE OUTUBRO: DIA DO PROFESSOR!

A profissão que marca
A profissão nos marca, dizia por entre dentes, o velho pastor, afastando os ramos com o cajado. Veja, lá embaixo, na saída da aldeia, aquela figura passando na linha acinzentada do caminho: é o sapateiro.
Um pastor não anda como um sapateiro e não pensa como um estalajadeiro. É como a ovelha que marca a trilha, de tanto passar e passar. Os gestos de todos os dias, a quantidade de ar que respiramos, a luz ou o frio de que nos impregnamos, o esforço das costas, da cabeça ou dos braços, são outras tantas linhas inscritas na originalidade do nosso comportamento. O homem que pode cantar ao sol nascente até fazer fremir os ecos, não tem de modo algum o lhar enfastiado do operário que, na sua bancada, conta, de cabeça baixa, as pancadas do martelo.
E você, como todos os professores, fica marcado, mais do que os outros, pelas exigências formais da sua profissão, como se cada dever corrigido, cada traço vermelho, cada lição repetida, cada reguada na mesa, cada punição generosamente distribuída, cavassem em você um sulco indelével.
Abandone a cátedra e pegue a ferramenta, alinhe matrizes e prepare um tiragem, extasie-se diante de um êxito; seja ao mesmo tempo operário, jardineiro, técnico, chefe e poeta; reaprenda a rir, a viver e a se emocionar. Você será uma outra pessoa.
É pelo brilho dos olhos que se avalia a porção de liberdade e a profundidade da cultura do bom operário que pudesse vangloriar-se de ser educador.
(Pedagogia do Bom Senso/C.Freinet/Martins Fontes).
Querido Mestre! PARABÉNS PELO SEU DIA!
Lembre-se de que a escola nunca é uma parada. É a estrada aberta para os horizontes que se devem conquistar. Vá ao encontro da manhã. O Sol brilha, mesmo que só por um instante-aproveite-o. O educador é um semeador de alimento e de claridade. Que Deus o abençõe.
Abraços de Emyluz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.