BEM VINDO A EMYLUZ BLOGSPOT!

BEM-AVENTURADO O HOMEM QUE ACHA SABEDORIA, E O HOMEM QUE ADQUIRE CONHECIMENTO

(Provérbio 3,13).

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

LUTANDO PELA DIGNIDADE E VALORIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, OPORTUNIZANDO ACESSO AOS BENS E SERVIÇOS DE NOSSA CIDADE.



Estas atividades foram executadas no período de 2006 a 2008, enquanto Assessora do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do nosso município.

Foram realizadas várias atividades como; cadastramentos, encaminhamentos, doações de fraldões, pilhas para aparelhos auditivos, aquisição de passe livre, préstimos de cadeiras de rodas, muletas, andador, cama hospitalar, doação de inalador, etc. Elaboramos também um concurso de desenho e redação com as escolas da cidade, premiando os melhores trabalhos, com o objetivo de conscientizar a população escolar e sociedade quanto a inclusão, acessibilidade, e direitos da pessoa com deficiência. Foram realizados trabalhos nas ruas no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, com distribuição de panfletos e orientações aos motoristas referente ao Símbolo Internacional de Acesso e respeito as vagas exclusivas da pessoa com deficiência. Várias confraternizações foram realizadas oferecendo almoço aos mesmos, atendimento de saúde, cabeleireiro e outros. Brindes e brinquedos em tempos natalinos foram distribuídos aos deficientes carentes. Cestas básicas foram doadas aos deficientes totalmente carentes, desempregados, e para àqueles que não recebem o benefício pago pelo governo. Os cartazes contendo fotos que na sequência mostram nosso dia de luta em prol da acessibilidade com o tema ACESSIBILIDADE VOCE TAMBÉM TEM COMPROMISSO, eu mais a minha amiga Marli do Instituto Pró-Cidadania de SP, fazendo cadastro com a finalidade de ocuparem vagas de emprego numa empresa, a seguir alunos sendo premiado com o melhor desenho e redação com o tema Inclusão na Escola e na Sociedade. A Ação Global que incluiu cortes de cabelo, testes de glicemia, orientação judicial quanto aos direitos, escovódramo, brinquedos, refeições e passeio pela baía de Guaratuba. Neste período foram realizados jogos com paratletas na cidade os quais fomos agraciados com a presença de paratletas de Umuarama, Ponta Grossa nos jogos de basquete e handebol em cadeiras de rodas. Não dá aqui para registrar todos os trabalhos, pois foram diversos dois anos. Posso aqui registrar que muitas são as qualidades, dinamismo e criatividade da pessoa com deficiência. O que tive a grande honra de conviver e observar durante este trabalho.
Uma sociedade inclusiva, globalizada, é aquela que reconhece, respeita e valoriza a diversidade humana. (Macro regional de Irati)

Que toda estrutura excludente seja desmontada e toda estrutura participativa seja construída em prol da diversidade humana. (Ass. Educ.Cat./RS)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.